NOTA DE FALECIMENTO

Falecimento do Tenente-Brigadeiro do Ar Ronald Eduardo Jaeckel

Oficial-General ingressou na FAB em 1951 e exerceu importantes cargos e funções
Publicada em: 18/05/2023 19:27
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea
Edição: Agência Força Aérea

A Força Aérea Brasileira (FAB) lamenta informar o falecimento do Tenente-Brigadeiro do Ar Ronald Eduardo Jaeckel, ocorrido nesta quinta-feira (18/05), no Hospital das Forças Armadas (HFA), em Brasília (DF).

Nascido em 1933, o Tenente-Brigadeiro Jaeckel ingressou na FAB em 1951, tendo sido declarado aspirante em 1956 e promovido a Oficial-General em 1986. Foi um dos oito Dijon Boys - pilotos brasileiros escolhidos e enviados à França para realizarem o curso de pilotagem da primeira aeronave supersônica brasileira, o Mirage IIIE/D. Além disso, foi instrutor de voo, Comandante de Unidades de Caça e de Transporte, tendo sido o primeiro a comandar o Quinto Esquadrão de Transporte Aéreo (5º ETA). 

Ocupou importantes cargos e funções, dentre os quais, destacam-se: Ministro Interino da Aeronáutica, por duas vezes, em 1997 e 1998; Assessor da Organização de Aviação Civil Internacional; Comandante do antigo NUCOMDABRA; Comandante do então Comando-Geral do Ar (Atual COMPREP), entre os anos de 1994 e 1997; e Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), de 1997 a 1998.

Ele é autor do livro "Voando com o Destino", em que conta sua trajetória na FAB e, em suas conversas, sempre frisava que “esse encontro é importante para estarmos em contato com a Força Aérea".

O velório será realizado no hangar do Sexto Esquadrão de Transporte Aéreo (6º ETA), nesta sexta-feira (19/05), das 14h às 16h. 

A FAB manifesta condolências e profundos sentimentos de solidariedade e apoio aos familiares.

Foto: Divulgação